Uma vez que o carro tenha adquirido uma camada significante de poeira e sujeira existe uma grande possibilidade de criação de riscos e defeitos na pintura durante o processo de lavagem. Isto pode ocorrer devido ao grande número de contaminantes presentes, que podem, sem você notar, serem movimentados sobre a superfície a medida que vão sendo removidos, e com a tendência em esfregar mais a pintura para limpar. No nível mais simples, a primeira coisa que você pode fazer para minimizar o risco é enxaguar bastante a lataria de acordo com a quantidade de sujeira, utilizando mangueira ou lavadora de alta pressão antes de lavar a lataria à mão. Entre 10 e 15 minutos gastos enxaguando cuidadosamente desta forma pode ter um bom resultado, mas nem sempre é o suficiente para retirar toda a sujeira, principalmente se a sujeira estiver acumulada por duas ou três semanas, onde passou por vários ciclos de chuva e sol. Nestes casos, o uso de uma espuma de pré-lavagem (Snow Foam) pode ajudar consideravelmente no processo.

A idéia por trás de aplicar a espuma espessa no seu carro antes de lavar é simples e os benefícios são óbvios. Se você aplicar uma camada generosa de espuma na superfície suja e deixa-la agir por alguns minutos, os agentes de limpeza têm mais tempo para trabalhar e, portanto, dissolver e desprender muito mais poeira e sujeira da carroceria. No momento do enxágue grande parte da sujeira é simplesmente removida, deixando a área relativamente limpa e pronta para uma lavagem manual mais cuidadosa.

Shampoos convencionais para carro podem ser usados para produzir espuma com grau de sucesso razoável, desde que a diluição correta seja mantida. Contudo, isto pode resultar em uma grande quantidade de shampoo caro sendo consumida muito rapidamente, por isto, diversos fabricantes também oferecem soluções em espumas de pré-lavagem especializadas (geralmente conhecidas como snow foams) com uma taxa de diluição muito maior.

Vale lembrar que apesar de que com essas diluições você consiga fazer espuma, para que você faça a espuma densa que precisamos no processo de pré-lavagem iremos utilizar de 60ml a 100ml de produto e complementar o resto com água. Dessa forma teremos uma espuma densa, rica em agentes de limpeza e pouco fluida.

A produção de espuma depende da quantidade de ar que está sendo movimentado pela solução que foi feita com shampoo e que se mistura a água pressurizada. Quanto maior for a pressão da água, mais espessa será a espuma resultante. Sendo assim, Foam Gun (o canhão que se liga a mangueira de corrente) produz uma espuma relativamente fina, com bolhas e sem durar muito tempo na pintura. Para quem quer uma espuma mais densa deve partir para o Lance Foam (ferramenta que é ligada a lavadora com pressão), gerando uma espuma mais espessa e que se apega fortemente, permitindo que os agentes de limpeza trabalhem por mais tempo e por fim que possam dissolver e suspender melhor a sujeira. Por consequência, os Lance Foam tendem a oferecer muito mais poder de limpeza que as tradicionais Foam Lances. Recomendamos que sempre que possível faça o processo do Snow Foam antes de lavar o carro, e dê preferência para os Lance Foam sempre que possível.

Em casos onde por alguma razão uma lavadora de pressão não puder ser utilizada, vale a pena ter uma pistola de espuma, pois ela irá remover mais sujeira do que se usando apenas água, e também pode ser utilizado no processo de lavagem à mãos no lugar de um balde (a ideia é ensaboar bem a área com uma espessa camada de espuma antes da lavagem manual, para lubrificar bem a superfície). Em todos os casos, o uso de água quente irá produzir espuma mais espessa, eficaz e com maior poder de limpeza.