Antes de um processo de lavagem, temos que nos atentar que a superfície a ser trabalhada está suja e contaminada. O importante na lavagem é que façamos de forma consciente, escolhendo desde os produtos corretos e quais métodos serão usados, para não danificar o verniz (riscar) ou remover alguma camada de selante ou coating.
Por essa razão nós recomendamos uma boa luva de lavagem (seja de lã ou seja de microfibra) no lugar da tradicional esponja de lavar e um shampoo de primeira qualidade em conjunto com o método de lavagem com dois baldes.
As esponjas tradicionais usadas em muitos estabelecimentos não são as mais adequadas para se lavar. Isso por que ela não fornece a sujeira nenhuma forma de flotação. Assim, as partículas de sujeira serão friccionadas pela esponja no verniz do carro durante todo o processo de lavagem, causando pequenos riscos que chamamos popularmente de teias de aranha.
Em contraponto as esponjas, luvas de lã ou microfibra contam com um recuo maior (causado pelos pêlos) que são suficientes para que a sujeira adentre neles e saia de maneira segura da pintura. Além disso esses recuos soltam a sujeira de maneira fácil, durante o processo de enxague da luva. Esse benefício é ainda maior quando você utiliza a técnica de lavagem com dois baldes em baldes com separadores de partículas, onde no primeiro balde está preenchido de shampoo (misturado com água) e o segundo balde está apenas com água. A ideia dessa técnica é que você coloque a luva primeiro no balde com shampoo, lave um painel do carro e então enxague a luva dentro do segundo balde que está apenas com água para soltar todas as partículas de sujeira, antes de pegar mais shampoo e lavar um novo painel. A ideia é realmente muito simples, porém extremamente eficiente.